Tuesday, December 2, 2008

1°, 2° e 3° mundo

Hoje eu tava vindo de carro, ouvindo um podcast da BBC news sobre a crise nos Estados Unidos e da recente nomeação da Hillary Clinton como secretária (ou chefe, sei lá) de estado dos EUA. Eles entrevistaram um puxa saco filho da puta que escreveu um livro sobre ela (A woman on the charge, algo do tipo), perguntado sobre o que ele achava da nomeação. Óbvio que a resposta dele não porra nenhuma, é que nem perguntar pro dono da concessionária da volks se o gol é bom. Ele falou umas merdas do tipo: "com certeza foi uma excelente escolha de Obama, porque ele vai estar contratando dois pelo preço de um, já que ela é casada com Bill Clinton, que, apesar de não estar oficialmente no frontline, vai aconselhar sua esposa como tem feito HÁ UM QUARTO DE SÉCULO!!!" Vai tomar no cú né... que tipo de conselho ele daria? "Querida, leva guarda-chuva, haja diplomaticamente e não dê a bunda pra estagiários. Te busco as 5, tenha um bom dia!" Continuando, ainda disse que "ela é adequada à esse cargo porque já viajou muito (CARALHO, EU TAMBÉM! QUERO SER CHEFE DE ESTADO!) e conhece bem os paises de terceiro mundo." Depois teve uns pedaços de discursos do Obama falando aquelas coisas de sempre, do papel dos EUA nas políticas internacionais como moderador, dono, sei lá, aquelas coisas bem de gringo. Mas foi o termo "terceiro mundo" do puxa-saco que fez o picles que se habita em minha cabeça acordar. Terceiro mundo velhos??? Esse termo deveria ser evitado dado à merda em que eles estão agora... É que nem estar cagado com merda escorrendo na perna e virar pro cara do lado e perguntar "vc peidou?".
Então, eu fiquei pensando sobre o termo terceiro mundo... Ninguém fala mais do segundo mundo. Ganham no ibope sempre os extremos: o que está cagando dinheiro e o que tá fudido. Tudo bem que o termo "segundo mundo" se não me engano, se referia aos paises comunistas na época da guerra fria. Hoje não existem mais, com excessão da China, que apesar de ser comunista, é um negócio tão bom para os países de primeiro mundo que eles preferem chamar de "Potência" para disfarçar. Bom, com o fim da união soviética, pode se dizer que acabou o segundo mundo. O pior é que os paises menos desenvolvidos (um termo muito mais adequado e realistico) ficaram onde estão: "Legal, acabou o segundo mundo, vamo subir no ranking por WO." Mas não. "Fiquem ae, dexa esse espaço vago, vocês tão fedendo." E ai estamos! Velhos, então, até agora, a classificação é "primeiro mundo", "terceiro mundo" e "potência"... ??? Ah, tem os paises emergentes também (Atlantis?).
Proponho um ligeiro brain storm, favor adicionar aos comentários. Quais serão os "mundos" após a crise??? Qualquer resposta é aceita, desde "Subprimeiro mundo" à "Mundo receptivo à John Secada"

Abraços!

4 comments: